Análise do ponto de equilíbrio

A análise do ponto de equilíbrio é muito importante para a esfera gerencial, pois os gestores devem compreender a relação entre o custo de realização dos negócios e a receita gerada pelas vendas da empresa. Essa relação é importante porque, em sua forma mais simples, é a própria definição de lucro.

     “O ponto de equilíbrio mostra o nível de atividade ou volume operacional quando a receita total das vendas se iguala ao somatório dos custos variáveis totais mais os custos e despesas fixos. Assim, o ponto de equilíbrio evidencia os parâmetros que mostram a capacidade mínima em que a empresa deve operar para não ter prejuízo, mesmo que à custa de um lucro zero.” (PADOVEZE, 2003, p. 369)

No conceito de ponto de equilíbrio, verifica-se que ele ocorre na igualdade entre os custos totais e as receitas totais. Portanto, é o ponto onde a receita total se iguala ao custo total, ou seja, lucro igual a zero. O ponto de equilíbrio é o cruzamento das linhas da receita total e custo total. Acima do ponto de equilíbrio, existe lucro e, abaixo, existe prejuízo, ou seja, quando as receitas provenientes de vendas forem inferiores ao ponto de equilíbrio, a empresa sofrerá um prejuízo, quando os valores de vendas forem superiores ao ponto de equilíbrio, a empresa estará operando com lucro. Assim, a equação do ponto de equilíbrio é desenvolvida a partir das seguintes premissas:

Vendas = Custos variáveis + Custos fixos

Para alcançar uma análise completa do ponto de equilíbrio, deve-se, além de saber qual o faturamento, também conhecer qual a quantidade e o preço de venda necessário para determinar a quantidade que a empresa deve produzir e vender.

Ponto de Equilíbrio

Para alcançar o ponto de equilíbrio em quantidades, precisa-se conhecer a margem de contribuição unitária, que é diferença entre o preço de venda e o custo variável unitário. Partindo da equação mostrada anteriormente, a fórmula do ponto de equilíbrio em quantidade é a seguinte:                                                          Ponto de Equilíbrio - formula

Quando a empresa em análise produz e comercializa um único produto, o ponto de equilíbrio em valor unitário é alcançado, dividindo o faturamento de equilíbrio pelo ponto de equilíbrio em quantidade.

Na hipótese da existência de diversos produtos produzidos e comercializados pela empresa, os custos e as despesas variáveis são diferenciados também por produtos, o que provoca a impossibilidade de um cálculo de um ponto de equilíbrio global e, assim, se deve calcular o ponto de equilíbrio individualmente, levando em conta a margem de contribuição de cada produto.

A análise do ponto de equilíbrio é fundamental nas decisões referentes a investimentos, nos planejamentos de controle do lucro, no lançamento ou cancelamento de produtos e para análise das alterações do preço de venda conforme o comportamento do mercado.

Roberto Carlos Hahn

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